terça-feira, 31 de maio de 2011

Era o câncer ou a cura?



Conceito:
a) Câncer é uma doença que ataca o processo básico da vida na célula, em quase todos os casos, alterando o genoma celular, produzindo crescimento desordenado e invasivo das células cancerosas.
b) As células cancerosas não respeitam os limites normais do crescimento celular. Possuem tendência a migrar pelos tecidos, para atingir a corrente sanguínea e para atingir todas as partes do corpo, onde formam ninhos para os novos crescimentos (tumores) cancerosos.
c) As células cancerosas matam porque o tecido canceroso compete com o tecidos normais pelos nutrientes.
Tudo começou quando Osama Bin Laden conheceu Abdullah Azzan, que sugeriu que o jovem rapaz conhecesse os líderes mulçumanos que resistiam contra a invasão Soviética ao Afeganistão. Bin Laden convenceu-se de que deveria participar ativamente da guerrilha religiosa mulçumana. Essa invasão soviética eu comparo com o conceito (a), que tem em destaque: "ataca o processo básico da vida" e "invasivo". Mais tarde então Bin Laden reconheceu, no final da guerra do Golfo, definitivamente seu inimigo, os EUA, que fixou bases militares na Arábia Saudita com apoio do governo nacional. Comparo isso com o conceito (b) que destaca: "não respeitam os limites normais" e "formam ninhos".
Não creio que a principal ação dos Estados Unidos contra o Iraque, na época, era a de fazer Saddan Hussein retroceder na ocupação do Kuwait, e sim de controlar as reservas de petróleo do país. Isso me lembra muito o conceito (c) que destaca: "compete" e "pelos nutrientes".
Apenas uma comparação, isso me satisfaz, sendo real ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário